PROJETO SOMA

O PROJETO

Referente à 2015 o projeto "Soma" foi aprovado no Fundo de Incentivo à Cultura de Natal e iniciou-se no ano seguinte. O projeto foi idealizado por Luiz Gadelha e Os Suculentos, com o objetivo de garimpar três canções inéditas de novos compositores potiguares. 

Os novos parceiros participam, acompanhados da banda Luiz Gadelha e Os Suculentos, das etapas de pre-produção, ensaios e gravação em estúdio das canções escolhidas através de um concurso chamado "Sufocante Com A gente". Afim do público conhecer melhor os novos parceiros através do concurso, serão produzidos e lançados na internet três mini-documentários individuais para contar a trajetória musical de cada um deles e suas participações no projeto, além de um web clipe para lançamento das músicas escolhidas junto com a faixa produzida disponível pra download. 

O projeto Soma finaliza com a participação individual das interpretes e suas canções numa temporada de shows em Natal. 

A EXECUÇÃO DO PROJETO

Dia 12 de setembro de 2016 foi lançado (vídeo abaixo) nas redes sociais da banda o concurso "Sufocante Com A gente" que seriam escolhidas 3 canções inéditas pra inclui-las no repertório do show.





Dia 11 de outubro de 2016, Luiz Gadelha e Os Suculentos nas suas redes sociais, anunciaram quais compositores e suas canções (vídeo abaixo), estaríamos com a banda nas proximas etapas. Pipa Soares, Clarice Melo e Luana Simplício foram às 3 compositoras escolhidas para caminharem junto à banda na realização do projeto.




Para iniciar o processo de produção das 3 canções escolhidas dentro do concurso "Sufocante Com A Gente" foi feito um calendário onde semanalmente haveriam encontros com as compositoras com Luiz Gadelha e Os Suculentos. Dia 20 de outubro de 2016 aconteceu o primeiro encontro na casa de Pipa Soares, umas das escolhidas dentro do concurso, onde foi pre-produzida sua canção "Do meio fio" com utilização de instrumentos acústicos e dando sequencia ao calendário, dentro do mesmo processo, seguiram as canções de Clarice Melo, "Gravidade" e de Luana Simplício, "Passando a chuva".




Dando sequencia aos ensaios, dentro da etapa de pré-produção, dia 15 de outubro de 2016 , o encontro dessa vez aconteceu no estúdio de ensaio, com instrumentos elétricos para lapidar as canções do projeto "Soma".




Dia 13 de dezembro, no estúdio Dosol (Natal - RN) deu-se início à etapa de gravação das 3 canções escolhidas pelo concurso "Sufocante Com A Gente" dentro do projeto "Soma". As gravações iniciaram-se pela bateria - Iago Medeiros - juntamente com uma voz e uma guitarra provisórias servindo de guia. Na sequência foram gravados: baixo - Bruno Lima, teclados - Lucas Azevedo, guitarras - Bruno Narciso e as vozes definitivas de Clarice Melo, Pipa Soares e Luana Simplício, assim como os vocais e as participações especiais de Luiz Gadelha - voz. A etapa de gravação durou dois dias e teve Yves Fernandes como técnico de estúdio que também está assinando a mixagem das canções.





MINI-DOCUMENTÁRIOS

Afim de aproximar o público das artistas participantes do projeto "Soma", foram produzidos mini-documentários e divulgados nas redes sociais.

Mini-doc com Pipa Soares. Publicado dia 08 de janeiro de 2017 




Mini-doc com Clarice Melo. Publicado dia 11 de janeiro de 2017 





Mini-doc com Luana Simplício. Publicado dia 15 de janeiro de 2017 





WEB CLIPES

Com o objetivo de ampliar ainda mais o Projeto Soma que pretende dar visibilidade aos novos campositores potiguares, foi produzido e lançado nas redes sociais da banda Luiz Gadelha e Os Suculentos, video clipes como finalização da etapa de gravação e lançamento da canção inscrita no concurso "Sufocante Com A Gente". Os videos clipes foram hospedados no YouTube afim de servir de plataforma para compartilhamento assim como as letras das canções e os links que levam ao download gratuito das faixas gravadas.


Assista: "Do meio fio" de Pipa Soares, lançado dia 10 de Janeiro de 2017 





Assista: "Gravidade" de Clarice Melo, lançado dia 16 de Janeiro de 2017 





Assista: "Passando a chuva" de Luana Simplício, lançado dia 22 de Janeiro de 2017 





TEMPORADA DE SHOWS

 Como conclusão do projeto "Soma"- ao todo 7 meses de duração - aconteceu uma temporada de shows entre o mês de março e abril de 2017 no Espaço Noronha e El Rock em Natal (RN). 


FOTO: Diego Marcel


 Foram 3 shows que aconteceram alternadamente com as participações especiais das cantoras e compositoras participantes do concurso "Sufocante Com A Gente" onde podemos mostrar ao vivo, para o publico, o resultado de 7 meses de projeto, executando as canções do repertório de Luiz Gadelha e Os Suculentos, além das novas canções trabalhadas no projeto.
 Dia 12 de março a primeira noite de shows do Projeto Soma contou com a participação de Clarice Melo que apresentou ao vivo, sua canção "Gravidade" e permaneceu no palco cantando "Suculentos", música de Luiz Gadelha e Os Suculentos.
 Dia 25 de março foi a vez do segundo show da temporada com participação de Luana Simplício que interpretou junto com a banda, sua canção "Passando a chuva" além de interpretar junto com Luiz Gadelha canções do repertório da banda como "Eu queria andar por dentro de você".
 Dia 09 de abril, encerrando a temporada do Projeto Soma, o show contou com a participação de Pipa Soares interpretando ao vivo sua canção "Do meio fio". O show também contou com a participação de Clarice Melo e apresentação ao vivo das três canções participantes do concurso "Sufocante Com A Gente". 





Show dia 12 de março part. especial: Clarice Melo
Local: Espaço Noronha - Foto: Diego Marcel

Show dia 25 de março part. especial: Luana Simplício
Local: Espaço Noronha - Foto: Diego Marcel

Show dia 09 de abril part. especial: Pipa Soares
Local: El Rock Bar - Foto: Diego Marcel



Nenhum comentário:

Postar um comentário